Vale a pena ler Perdido em Marte?

IMG_20150627_121342

PERDIDO EM MARTE

editora: ARQUEIRA http://www.editoraarqueiro.com.br/

compre: http://www.saraiva.com.br/perdido-em-marte-9017173.html

Lembro que tinha inserido no Google a seguinte frase, “top sci-fi books 2014” e logo fui agraciado com vários sites americanos indicando seus top 10,  lia a sinopse e tentava encontrar algo do autor entre os sites nacionais de vendas de livros,  até que consegui achar Perdido em Marte do autor Andy Weir,  mas não fazia ideia do que esperar até então, “Perdido em Marte” é sua primeira publicação, pessoalmente nunca tinha ouvido falar sobre o autor. Aceitei o desafio e pensei…  o que esperar de um autor que desconheço produzindo uma trama que se passa em Marte, sendo mais claro, apenas um indivíduo em Marte tentando sobreviver!

Ao início da leitura, somos apresentado ao nosso protagonista Mark, sendo arrastado em uma tempestade que leva a abortar a missão,  sua tripulação acredita que ele está morto , seguem de volta para a terra sem o nosso protagonista. Porém ele está bem vivo e precisa pensar em como irá sobreviver pelas próximas semanas e meses.

Como se trata de estória de ficção científica somos bombardeados de termos, seja sobre aspectos de sua nave ou questões envolvendo física, engenharia e botânica…
Andy Weir, soube inserir todos esses termos sem que você precise ter algum aprofundamento destas características, se você leu pouquíssimos livros de sci-fi ou não está familiarizado com tecnologia em geral (qual é! você chegou até aqui! está lendo um blog!) talvez você se sinta um pouco perdido, mas nada que perca o ritmo.

A narrativa é bastante precisa ao realismo, por que o autor tentou imaginar como realmente seria um homem com certas habilidades faria para sobreviver sozinho em Marte, a partir deste pressuposto, somos estupidamente sugado pela trama, pense como se você estivesse numa maratona em primeiro lugar, faltando 15 metros para a linha de chegada e o seu adversário está apenas há um metro atrás de você. Pois é…  assim que me senti lendo o livro…. é uma adrenalina prolongada e das boas.

COMPARAÇÃO COM O FILME

Tinha escrito este post há umas semas atrás, mas esperei o filme ser lançado para fazer uma pequena comparação, pessoalmente o filme é bem fiel ao livro, mas sabe quando quando você já sabia todas as surpresas… não foi tão mágico pra mim…mas uma coisa fiquei pensando, minha mulher perguntou pra mim… nossa ele não se abate em nenhum momento? ela fez essa pergunta enquanto assistíamos por que é e de assustar um astronauta que está sozinho em marte, tenha tanto foco,  é isso que o filme trabalha muito bem e tem um finalzinho diferente do livro, eu digo que vale muito a pena ver o filme, caso você já tenha lido o livro, leve a namorada ou namorado, amigo, pai/mãe eles iram ficar surpresos!

VALE A PENA LER PERDIDO EM MARTE ?

+ ótima estória sem deixar pontos aberto começa e termina de forma completa

+ personagens bem construídos

+ Mark é puro carisma

no final do livro começa a cansar um pouco os aspectos técnicos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s