Vale a pena ler Guerra do Velho ?

IMG_20160730_160937

GUERRA DO VELHO   

autor: John Scalzi      tradutor: Petê Rissatti

EDITORA: ALEPH

Compre pela amazon: guerra do velho

 

O GRANDE MEDO DE ENVELHECER 

Imagina que depois de presenciar a morte de sua esposa ter passado vários anos junto ao lado dela, por que não se alistar á um exército, no qual mal sabemos de fato o que iremos fazer no espaço? essa é a premissa, imagine que acabou de completar seus 75 anos e bem.. você pensa consigo mesmo: o que tenho a perder, certo? estou nessa carcaça velha de corpo, só a pelanca, o que posso perder? além da minha amada que já se foi? pare para pensar um pouco… não sobra muita coisa né? seus filhos já saíram de casa, seus netos são adolescentes, a maioria do seus amigos morreram, por que não me arriscar em uma nova aventura, em outros planetas!  detalhe:  tanto John Perry personagem principal desta história quanto sua esposa, deixaram amostras de sangue alguns anos antes para as  Forças Coloniais de Defesa…

 

PARA O ESPAÇO E ALÉM (AS FORÇAS COLONIAIS DE DEFESA) 

A F.C.D  embarca todos os civis que se alistam para a nova jornada, eles cuidam de tudo até a parte burocrática com a terra, John e outros recrutas sempre fazem a mesma pergunta, o que fazer com esse corpo velho? mutação? troca de corpos? clone? vou ser legal com vocês leitores e não dizer o que realmente acontece por que perderia totalmente uma das surpresas deste livro!

A F.C.D basicamente é uma imensa base no espaço, seu objetivo é colonizar outros planetas.. maaasss perai! perai!  isso significa que se existir uma raça alienígena os soldados simplesmente o aniquilam? a resposta é DEPENDE… se essa raça for pacífica, a F.C.D prioriza a diplomacia, se não, simplesmente é : carreguem suas armas, vamos para guerra!

 

JOHN PERRY E SEUS AMIGOS DE BORDO (ÓTIMA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS)

O que seria de um bom livro sem personagens marcantes? no mínimo vazio.. para não dizer que nem terminei o livro.. posso lhe afirmar que isso não acontece, pelo contrário somos contemplados com personagens que carregam sua vivência por longos 75 anos ou seja, o que não falta para eles é experiência (na verdade lendo o livro você também percebe que alguns pessoas nunca crescem hehe) há muitas falas de quem estava a um passo da morte, mas o autor insere essa temática de forma divertida, com humor e sem ser clichêzinho de boteco de bar.

 

ACHA QUE A RELIGIÃO EXISTE APENAS NO NOSSO PLANETA? É MELHOR PENSAR DIREITO! 

Quando John Perry e seu esquadrão começam a guerrear por planetas, me senti surpreso quando deparei que certo aliens cultivam a religião, por mais que o livro não se aprofunde sobre o tema, foi uma boa jogada do autor, pois dá um dinamismo bacana e agradáve,  aqueles seres não estão ali apenas para trucidar os invasores, mas que fazem o que precisa ser feito em prol de algo maior por mais que sua tecnologia seja mais avançada que o povo X… se pensarmos um pouco é uma grande polemica que percorrer nossa sociedade, religião e ciência podem existir juntas? aqui na terra temos opiniões diversas, mas talvez possa ter algum plenetinha perdido por aí, nesse universo que as duas concepções possam ser integrantes de um avanço único.

 

VALE A PENA LER GUERRA DO VELHO? 

VALE MUITO: seja você um fã de ficção científica ou apenas está iniciando sua leitura nesse mundo, que curta uma boa jornada, sobre guerras, estratégias, diplomacia, aliens, acredito que é um estupendo começo, é aqueles livros como um passeio no parque de diversão, quando você menos vê acaba.. mas valeu cada minuto! recomendo fortemente!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s